terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Terça-feira gorda

Nunca entendi o porquê do nome Terça-Feira Gorda para o último dia de Carnaval. Fui procurar na Wikipedia e a resposta é bem óbvia, na verdade. Uma vez que o período da quaresma é de jejum e penitência, na época de Carnaval os dias são chamados de "gordos", uma vez que há o consumo exagerado de comida para agüentar os quarenta dias de jejum que se seguem.
O próprio termo Carnaval vem do latim "carne vale", ou adeus à carne.
Nunca fui muito fã desta festa, mas gosto de assistir na TV reportagens que mostram o brasileiros mantendo essa tradição de norte a sul do país. Embora tenha sido importada da Europa, o Carnaval ganhou brasileiro ganhou cara própria, principalmente nos estados do Nordeste com suas festas tradicionais de maracatu, frevo, entre outras.
Foi bom também ver que o Rio de Janeiro resgatou a festa tradicional com uma multidão na rua, cantando marchinhas, sem se preocupar com camarotes, abadás e presença de personalidades estrangeiras. É a verdadeira festa do povo que está lá pra se divertir.
E pra lembrar desse período segue vídeo da eterna Cármen Miranda, cantando uma das mais famosas marchinhas carnavalescas: "Mamãe Eu Quero".
Pena que no centenário de nascimento de Cármen Miranda, ocorrido no ano passado, nenhuma Escola de Samba do Rio lhe tenha prestado homenagem, infelizmente.
Cármen também foi esquecida este ano no sambódromo, mas suas canções continuam compondo o repertório de Carnaval de baile e festas de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário