quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Canal Sony antecipa volta de Ugly Betty


Apesar de ter afirmado não temer a concorrência dos sites que exibem gratuitamente séries e programas de TV em streaming, a Sony Entertainment Television antecipou a estréia da 3ª temporada de "Ugly Betty".
Tudo porque o Terra TV estreou esta temporada na semana retrasada.
A ação do Terra pegou a Sony de surpresa, pois até então episódios inéditos das séries americanas só eram exibidos após a primeira exibição na TV paga. Foi assim até o momento com Desperate Housewives, Grey's Anatomy e Lost.
"Ugly Betty" estreou sua primeira temporada no Terra TV quando a Sony já exibia a segunda temporada. Porém, sem alarde, o Terra estreou a terceira temporada da série sem exibir a temporada número dois (para o desespero dos fãs da "Feia" que só acompanham a série pelo Portal).
Com medo de perder os patrocinadores do programa, a Sony tomou uma medida emergencial e resolveu estrear a nova temporada nesta quinta-feira, 13 de agosto. Originalmente, a estréia ocorreria em outubro ou novembro desse ano.
A preocupação da Sony tem sentido. Se a adaptação da TV Record ("Bela, A Feia") vai mal, "Ugly Betty", por outro lado, é uma das maiores audiência do canal pago, o que valoriza muito seus breaks comerciais. Com a divulgação no Estadão que os episódios inéditos estavam sendo exibidos gratuitamente no Terra, a Sony resolveu correr atrás do prejuízo.
Mas ainda tem um problema. O Terra já está exibindo o terceiro episódio da temporada. A não ser que resolva exibir mais de um episódio por semana nos próximos dias, a Sony continuará exibindo episódios já apresentados pelo Portal.
Trata-se de uma guerra de audiência inédita na mídia brasileira. Resta saber como reagirão os canais de TV paga com essa nova investida dos portais.
Talvez sirva para a Sony começar a tratar sua audiência com mais respeito. O canal sempre exibiu "Ugly Betty" com uma temporada de atraso em relação à TV americana. Nem por isso deixou de impor a sua audiência intermináveis reprises durante a exibição das duas primeiras temporadas, mesmo elas já estando totalmente concluídas.
É possível que a partir de agora o Sony adote a mesma estratégia que utiliza para Desperate Housewives e Grey's Anatomy, deixando a estréia das novas temporadas para fevereiro do ano seguinte (três meses depois da estréia na TV americana), exibindo somente episódios inéditos.
Vamos aguardar pra ver. De qualquer forma, o público é quem sai ganhando nessa nova guerra de audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário