domingo, 4 de outubro de 2009

Olimpo carioca

Não teve jeito. Olimpíadas 2016 no Rio.
E ainda o chorôrô do Lula na TV deve reverter a tendência de queda em sua popularidade.
E o grande (e velho) argumento é que as Olimpíadas no Brasil vai estimular os brasileiros a praticar mais esportes. (Mesma ladainha que falaram do Pan).
Não duvido que estimule. Mas quando estes brasileiros procurarem lugar para praticar esportes, ficarão extremamente decepcionados.
Quer um exemplo próximo? A pista de atletismo do estádio municipal de Araçatuba foi retirada pela prefeitura porque estava deteriorada, cheia de buracos. Havia o risco de alguém cair e se machucar gravemente. Antes que isso acontecesse (e a pessoa acidentada entrasse com um processo milionário contra a administração municipal), resolveram arrancar o piso emborrachado (que na época de sua instalação foi chamado de piso de primeiro mundo).
Arrancaram tudo e a prefeitura até agora não falou quando vai colocar outro piso de qualidade no lugar. Nem o anúncio das Olimpíadas no Brasil provocou qualquer reação do prefeito de Araçatuba. Mesmo sendo ele do mesmo PT de Lula. Mesmo sendo seu vice-presidente um homem ligado a esportes em sua vida profissional (ex-secretário de esportes da administração anterior, ex-locutor esportivo...).
Quem quiser correr ou fazer caminhada no Estádio, por enquanto vai ter que fazer na terra.
Mas Araçatuba, pelo menos, ainda tem um Estádio (e um Ginásio também se deteriorando). Porém, centenas de cidades brasileiras não tem nada. Crianças jogam uma "pelada" na rua mesmo ou, no máximo, num campinho de várzea.
Não seria melhor investir esses bilhões de reais que as obras das Olimpíadas vão consumir, na melhora de infra-estrutra esportiva dos municípios brasileiros? Não seria melhor investir na formação de melhores professores de educação física, proporcionar aos jovens acesso a outros esportes, além dos mais praticados (futebol, volei, basquete, judô...)?
Se o governo brasileiro fizesse isso, provavelmente veria o Brasil numa posição bem melhor nos quadros de medalhas das Olimpíadas que estão por vir. Depois deste investimento, aí sim seria o caso de penar na realização de uma Olimpíada no Rio ou qualquer outra cidade brasileira.
Foi isso que fizeram os outros países.
No Brasil, como sempre, fazem tudo o contrário.
Pra piorar a situação, reportagens nos jornais britânicos sugerem que o investimento na realização dos Jogos Olímpicos não vale a pena. Os londrinos já estariam arrependidos de sediar a próxima edição. E prevêem que os cariocas também se arrependerão.
De qualquer forma, se algo der errado, o Lula já sabe o que vai falar: "Eu não sabia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário