domingo, 18 de outubro de 2009

Twitter, Orkut e Facebook

Biz Stone, criador do Twitter, vem ao Brasil para uma palestra no dia 21/10 em São Paulo.
Apesar de o mini-blog ainda ser um sucesso no país, confesso que tenho perdido interesse pelo Twitter.
No início era interessante, principalmente por você poder acompanhar perfis de famosos, revistas, jornais, empresas... Mas após alguns meses twittando, percebo que pouco se aproveita do que é colocado lá. Famosos o utilizam para divulgar sua agenda de eventos. Revistas e jornais já tem seus sites e blogs. Se você já os acompanha, o que é colocado no twitter não acrescenta muito. No final você percebe que não vale apena seguir um monte de gente, que despeja um monte de textos inúteis, fazendo com que posts interessantes se percam em meio a tantas informações.
Mark Zuckerberg, criado da rede social Facebook, disse em uma reportagem recente que o Twitter não iria durar muito e que só havia feito sucesso porque famosos começaram a participar. A princípio achei que ele havia dito isso apenas para desvalorizar seu concorrente, porém agora vejo que ele estava certo. Não vejo muito futuro no Twitter.
Estranhamente, também não via muito futuro no Facebook, muito menos como potencial ameaça ao Orkut. Eu havia me cadastrado nesta rede social há vários meses, mas pouco me conectava a ela. Frequentemente, recebia e-mails do Facebook pedindo para eu voltar a acessá-lo.
Contudo, não via motivo para isso. Eu tinha poucos amigos com perfis lá, não há comunidades como o Orkut... Enfim, era totalmente desinteressante. Porém, novamente fui supreendido quando um amigo me convidou para participar de um dos muitos joguinhos on-line que rodam dentro do Facebook. No início achei que não fosse me interessar. Até me supreendi pelo fato do Marco, esse meu amigo, dizer que não saía mais do Facebook sendo que ele mesmo já havia comentado comigo que não era uma rede social interessante.
Mas o Farmville, nome desse joguinho, foi desenvolvido por alguém com muita astúcia. Assim como nas máquinas de caça-níqueis, o jogo é desenvolvido de forma a você não querer parar mais, dando diversos prêmios no princípio (dinheiro apenas virutal, infelizmente) e enviando mensagens de incentivo.
Resultado: em duas semanas estou com 76 pessoas cadastradas na minha lista de amigos do Facebook (90% desses são jogadores do Farmville). Só por comparação, tenho 41 amigos cadastrados no Orkut, rede social da qual faço parte há muito mais tempo.
Bem verdade que a mal conheço esses 90%, restrigindo minhas conversas com eles a atividades do Farmville. Mas não deixa de ser uma estratégia interessante do Facebook para aumentar o número de cadastrados.
Ao contrário do Orkut, o Facebook é mais ágil. Atualizações dos seus amigos são vistas na hora em que são publicadas (e não no dia seguinte como no Orkut). É possível sentir o rápido aumento de usuários do Facebook. Zuckerberg declarou que desbancaria o Orkut e o Twitter da lista de preferência de redes sociais no Brasil e parece estar cumprindo sua promessa.
Biz Stone vem ao Brasil para contra-atacar esse crescimento.
Vamos ver qual será a estratégia de Orkut Buyukkokten, criador do Orkut, e do Google, atual proprietária da rede social, para deter o avanço do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário