quarta-feira, 10 de junho de 2009

Feriado do quê mesmo?


Mais um feriado prolongado se aproximando. Depois de muitos meses volto a saber o que é não trabalhar num feriado. rss.
Mas é inevitável perguntar por que num país onde há separação entre Igreja e Estado foi declarado feriado um dia que é comemorado apenas pelos católicos? Natal e Sexta-feira Santa é compreensível pois são datas celebradas por cristãos de várias religiões e tradicionais no mundo inteiro.
Porém, para início de conversa, muita gente (inclusive católicos) nem sabe o que é comemorado no dia de Corpus Christi. Segundo a Igreja, comemora-se a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo.
Mas isso não ocorreu durante a Santa Ceia? Por que então o Corpus Christi não é comemorado na Quinta-Feira Santa? Seria para não tirar a atenção da cerimônia do Lava-Pés?
De qualquer forma, nos anos em que este feriado móvel cai no mês de junho, quem sai ganhando são as quermesses e festas juninas, estas sim verdadeiras festas tradicionais de origem religiosa e que fazem parte da cultura brasileira.
No mais, podemos apreciar a beleza dos tapetes feitos pelos fiéis nas ruas onde passa a procissão. Mesmo para quem não é católico, vale a pena conferir esta forma de arte popular.
Bom feriado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário